O RPG de Yoshiro



Nesta postagem eu vim falar um pouco sobre o sistema de Yoshiro. 

Sua base foi criada em 2003, quando estava disposto a criar um sistema próprio para jogar um RPG do Tenchi Muyo (sim, sou muito fã disso e já disse que foi uma grande inspiração para a história na postagem Como Yoshiro foi criado) E como gosto muito do RPG GURPS (na qual, tenho a 3ª e a 4ª edição em mãos), resolvi que o sistema usaria 3 dados de seis faces e várias coisas que se assemelhavam ao meu jogo favorito. Após várias versões do mesmo sistema, que o apelidei de Anime Field (mesmo não tendo registro e nem sei se terá este nome) fiz muitas modificações até usá-lo na versão do Yoshiro.

Inicialmente, este sistema de jogo foi desenvolvido para jogar o RPG da minha história e desde já, agradeço aos amigos que me ajudaram no play-teste. Todos que colaboraram estão com seus nomes creditados na página 4 do Livro Básico (cujo você poderá comprá-lo agora clicando aqui)

 

O jogo funciona da seguinte forma: os kansarianos são criados com 100 pontos de experiência, e através desses pontos o jogador deverá decidir entre comprar vantagens (Capacidades Especiais) ou Poderes (Proezas). Ambas possui requisitos e o jogador deve atendê-los quando houver. Por exemplo, se quero comprar a vantagem Atirador pro meu personagem (Yoshiro LB página 41, devo comprar antes a vantagem Disparo de PK com arma - que permite criar projéteis com seu poder usando uma arma a longa distância!) Mas não se preocupe, a maioria das vantagens não possuem pré-requisitos.

Escrevi uma postagem que explica com detalhes como se cria um personagem em Yoshiro RPG do zero, clique aqui para mais detalhes!

Já com os poderes há mais limitações. São divididos em várias categorias e alguns vão exigir ser membros de certos clãs para usá-lo. Você paga um custo exigido e após pagar com pontos de experiência, receberá o poder com nível de potência 1 (níveis de potência são o que define a força ou habilidade naquele poder e seu nível vai definir o quanto você poderá comprar até atingir o limite!). Assim, você pode personalizar o personagem com poderes a longa distância, de defesa, de ataque a curta distância e até poderes que são unidos a outros para criar novos efeitos.

O nível do personagem é definido pelo PK, que é o poder do seu kansariano. Você recebe o mesmo valor em pontos de experiência e através dele, você distribui  o mesmo número em 4 atributos básicos: Força, Agilidade, Vigor e Potência - sendo que cada um define suas formas de ataque e defesa: (Ataque corpo a corpo, Ataque a distância, Bloqueio e Esquiva).

As proezas ou demais poderes usam seus atributos de ataque ou defesa, por exemplo, se eu tenho Ataque a distância +2, ao usar um poder a longa distância, eu usarei meu ataque a distância. Caso eu tenha êxito e ultrapassado o Bloqueio ou a Esquiva do Personagem, causarei dano igual ao nível de potência do poder utilizado.

Por isso que dependendo da situação e do poder de defesa utilizado, as coisas mudam... gerando bônus ou redutores e gerando mais emoção com os três tipos de acerto crítico no jogo: o acerto crítico, o extremo e o divino. Cada um aumenta o dano e o ataque e dependendo de se o ataque for elemental, geral um efeito extra - o que torna as opções de personalização muito maiores.

Neste jogo não há perícias, todos os personagens apenas desenvolvem seus poderes cujo a uma lista imensa, que vão desde criar seus próprios clones até desativar os poderes do inimigo. Os clãs também possuem poderes próprios e temos também a magia e a paranormalidade, dois novos tipos de poderes que aumentam ainda mais a tensão na sua aventura.

O que mais chama atenção nesse sistema seria os acertos críticos, uma vez que eles são caídos de acordo com os números nos dados.Sendo que algumas vezes o jogador poderá arriscar para tentar um resultado maior e falhar no teste!

Tirando isso, há pontos de vida e testes como qualquer outro sistema. Os atributos básicos não são melhorados com pontos de experiência, mas sim, toda vez que o jogador receber um valor X em XP, receberá o mesmo em PK, com isso, aumentando o mesmo valor em seus atributos. E se a aventura não chegou ao fim, não se preocupe, pois no início de toda a seção de jogo, você aumenta seu PK em +1D gratuitamente, o que significa que neste jogo, toda seção seu personagem evolui.

Outra novidade que o RPG apresenta é a possibilidade de recompensar o jogador que trabalhar melhor com seu background, recebendo pontos de experiência bônus por isso...

Quer conhecer melhor? Baixe nossa versão rápida e se sentir mais seguro para conhecer a história completa, compre nosso jogo (PDF ou versão física)

Nenhum comentário:

Postar um comentário